Há regras para escolher alianças ou anéis de noivado? Tire suas dúvidas!

Quando o assunto é “casamento”, os noivos têm muitas dúvidas sobre as alianças de compromisso ou noivado: as jóias devem, obrigatoriamente, ser de ouro amarelo? É possível optar por um modelo diferenciado ou apenas os tradicionais podem ser utilizados para celebrar a união? As alianças feminina e masculina precisam de ser iguais? Qual é a diferença entre aliança de casamento e anel de noivado? O E-Jóias vai responder a todas estas questões!

As alianças não precisam ser obrigatoriamente de ouro, porém, como se pretende que o casal as use sempre, o mais recomendado é sempre o ouro, principalmente devido à sua alta durabilidade.

Hoje muitos optam por alianças de prata ou até em aço!

Além do mais, deve-se considerar que as alianças são símbolos muito especiais, que marcam a união de sentimentos entre o casal. Nada mais justo, então, que sejam feitas de um material nobre.

Que cor devo escolher?

Quanto à cor, todas as tonalidades são válidas: amarela, branca, rosa… Tradicionalmente, em Portugal, as alianças de ouro são feitas em Ouro Rosa de 19,2k e que condiz com quaisquer outras jóias de qualquer outro tom de ouro! Ou seja, você pode combinar sua aliança com anéis variados e montar uma linda composição.


Alianças de anilha (Confort-fit) de várias cores – Em ouro ou prata

Os modelos clássicos podem ser no formato meia-cana (arredondado por fora e plano por dento) ou formato anilha (plano no exterior).

Alianças de meia-cana (Confort-fit) de várias cores – Em ouro ou prata

O conselho E-Jóias é que compre sempre um modelo confort-fit, ou seja, amendoado no interior, pois isso vai dar um grande conforto no uso diário.

Existe um modelo específico?

Quanto a modelos, o modelo ideal de aliança é aquele que mais agrada ao casal, seja ele tradicional ou não!

A E-Jóias possui modelos de alianças clássicas e também outros com design exclusivo, podendo ainda fazer qualquer modelo personalizado, conforme o design de cada casal.

Ainda vale a pena lembrar que as alianças masculina e feminina não precisam ser exatamente iguais! Por exemplo, alguns modelos possuem diamantes, os preferidos das mulheres por serem mais românticos e delicados, mas é comum que homens prefiram alianças sem pedras.

Assim sendo, a aliança feminina pode ter detalhes que a diferencie de um modelo masculino. O importante é que, assim como na vida do casal, haja harmonia entre as alianças de ambos.

Conjunto alianças casamento em ouro – feminina e masculina

Aplica-se o mesmo a anéis de noivado?

E anéis de noivado? O que os difere das alianças? Normalmente apenas as mulheres usam um anel de noivado, o clássico solitário de diamante (no dedo anelar direito). A pedra cristalina é símbolo de amor eterno e pode aparecer em ouro amarelo, branco ou rosa.

Esse será um bonito presente dos noivos na hora do pedido de casamento. Após a cerimónia, a jóia, claro!, não é deixada de lado. Ela passa a acompanhar a aliança de casamento, no dedo anelar esquerdo, e forma uma composição linda.

Que jóia oferecer nas bodas?

Outra jóia de beleza eterna é a meia-aliança de diamantes que, como o nome sugere, traz metade do aro cravejado de brilhantes (na foto abaixo, ao lado de um solitário). É uma opção de presente sempre válida para noivas ou esposas e pode, em qualquer momento especial da vida do casal, acrescentar mais uma camada preciosa à combinação de anéis em sua mão.

Quando o seu marido lhe oferecer a sua segunda meia-aliança, bem… Será uma mulher duplamente feliz, e agora poderá vestir uma antes e uma depois da aliança de casamento, compondo o que se chama de porta-alianças.

Em conclusão, as regras para escolha de alianças e anéis de noivado são bastante flexíveis e adaptam-se à personalidade de cada casal. O importante mesmo é marcar o compromisso e o sincero desejo de união duradoura com jóias que o casal goste e se sinta bem para usar durante muitos anos!

Gostou? Todas as alianças e anéis apresentados nesta matéria estão disponíveis em www.e-joias.pt.

Deixe um Comentário